Uma jornada histórica através do maior questionamento humano
Qual o sentido da vida?
“A vida é desprovida de sentido. Você dá sentido a ela. O sentido da vida é aquilo que você atribui a ela. Estar vivo é o sentido.”
- Joseph Campbell
Diante de tantos pensadores e intelectuais, acredito que não seja o meu papel julgar qual deles está mais correto. Poderíamos até resolver essa equação de uma forma simples: que cada indivíduo construa o seu próprio significado.
Para mim, a busca pelo sentido da vida se transforma em outra questão, que considero muito mais importante: como eu posso viver a minha vida de forma plena, extraindo o melhor dela, obtendo a maior felicidade e causando o maior impacto positivo em outras vidas?
Talvez nunca descobriremos o real sentido da vida, mas é muito provável que possamos encontrar algumas formas para viver melhor através deste caminho.
“O Sentido da vida é que ela termina.”
-Franz Kafka
Para muitos, a ideia de uma morte final parece absurda. Já para alguns filósofos, a ideia de uma vida imortal em eterna satisfação parece proporcionalmente desprovida de sentido. É exatamente o fim que nos causa a busca por um significado.
Se analisássemos o nosso inconsciente, poderíamos descobrir que toda esta construção de vida após morte reflete um desejo intrínseco humano.
Queremos que a nossa vida dure mais do que ela própria.
Não sabemos o que acontece após a morte, mas é fato que qualquer indivíduo pode deixar para o mundo o melhor da sua essência através das suas ações. Vivemos no coração daqueles que nos cercam e nas histórias que um dia contarão sobre a nossa vida. Todos os nossos sonhos serão herdados em proporção às nossas paixões.
Para uma pessoa descrente, a melhor forma de viver além dos limites do tempo é deixando um legado ao mundo.
parabéns pelo conteúdo muito bom adorei
ResponderExcluir